OS ARARA (KARO TAP): MODOS DE SER E PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM MEIO À COLONIZAÇÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8769

Palavras-chave:

Colonização. História. Memórias. Povo Arara.

Resumo

Este artigo intenciona mostrar o processo de colonização amazônica e as múltiplas tensões estabelecidas entre as populações indígenas e as diversas frentes de ocupação. Destaca-se a utilização de estudos bibliográficos que representam a possibilidade de verificar a história regional, bem como a história dos povos indígenas presentes na Amazônia brasileira, além de entrevistas narrativas. As narrativas das professoras indígenas contam a forma como se sentiram/sentem em relação à colonização e retratam o processo colonizador que afetou os povos indígenas na América Latina. Evidenciar o processo colonizatório exposto pelas professoras foi uma forma de ouvir suas versões sobre a história, muitas vezes, não consideradas pela visão ocidental/“oficial” dos fatos; dar visibilidade aos que não são vistos pela colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM. Membra do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Doutora em Educação.

Heitor Queirós de Medeiros, Universidade católica Dom Bosco - UCDB

Doutor em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) credenciado no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), atuando na Linha de Pesquisa 'Diversidade Cultural e Educação Indígena'. 

Marli Peme Arara, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia - SEDUC/RO

É professora na Aldeia Iterap, na Terra Indígena Igarapé Lourdes em Ji-Paraná - RO. Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Amazônia - (GPEA).

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

ALVES, Maria Isabel Alonso; MEDEIROS, Heitor Queirós de; ARARA, Marli Peme. OS ARARA (KARO TAP): MODOS DE SER E PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO EM MEIO À COLONIZAÇÃO AMAZÔNICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8769, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8769. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8769. Acesso em: 22 dez. 2024.