RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA “PIBIDIANA” COM UMA ATIVIDADE DO PISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8687

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. PIBID. PISA. Resolução de Problemas

Resumo

Este relato apresenta a implementação de uma tarefa que teve embasamento teórico na metodologia de Resolução de Problemas. A experiência foi realizada com estudantes de um colégio público da cidade de Campo Mourão, cujo problema aplicado foi selecionado junto à prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes e intitulado A Venda de Jornais, o qual foi inserido nas atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Matemática da Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão. Objetivamos identificar as possíveis contribuições dessa metodologia para o ensino e a aprendizagem da Matemática, assim como as diferentes estratégias de resolução adotadas pelos grupos de estudantes e o desenvolvimento desses durante a atividade. Verificou-se que a atividade proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, em que os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando também maior autonomia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática e docente da Universidade Estadual do Paraná-Câmpus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática. Atualmente, é Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná.

Milene Nagila Mesquita

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

BORGES, Fábio Alexandre; MESQUITA, Milene Nagila. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA “PIBIDIANA” COM UMA ATIVIDADE DO PISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8687, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8687. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8687. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas