RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA “PIBIDIANA” COM UMA ATIVIDADE DO PISA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8687Palavras-chave:
Ensino de Matemática. PIBID. PISA. Resolução de ProblemasResumo
Este relato apresenta a implementação de uma tarefa que teve embasamento teórico na metodologia de Resolução de Problemas. A experiência foi realizada com estudantes de um colégio público da cidade de Campo Mourão, cujo problema aplicado foi selecionado junto à prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes e intitulado A Venda de Jornais, o qual foi inserido nas atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Matemática da Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão. Objetivamos identificar as possíveis contribuições dessa metodologia para o ensino e a aprendizagem da Matemática, assim como as diferentes estratégias de resolução adotadas pelos grupos de estudantes e o desenvolvimento desses durante a atividade. Verificou-se que a atividade proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, em que os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando também maior autonomia.
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