A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE SESI-SP NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8686

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Formação docente. Serviço Social da Indústria.

Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa buscou investigar se a atuação do coordenador pedagógico (CP) na Rede SESI-SP de Ensino atende às necessidades formativas de seus docentes. Os dados foram coletados com professores de quatro escolas da Rede SESI localizadas no município de Santo André (SP). Os dados (depoimentos dos professores) foram agrupados, categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Em geral, os resultados mostraram que a atuação do CP atende parcialmente às necessidades formativas dos docentes. Dentre outras coisas, a pesquisa revela a importância de o CP atuar como parceiro e apoiador e não somente como um agente de averiguação de tarefas e que a formação pautada na concepção de ensino adotada pelo SESI permite a troca de experiência entre professores e oportuniza uma formação mais significativa. 

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista. 

Fernanda Dias Guilhermoni, Rede SESI-SP de ensino.

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Coordenadora Pedagógica da Rede SESI-SP de Ensino.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

MIRANDA, Nonato Assis de; GUILHERMONI, Fernanda Dias. A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE SESI-SP NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8686, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8686. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8686. Acesso em: 22 dez. 2024.