OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8684

Palavras-chave:

Ensino Médio. Expectativas. Juventude e Adolescência. Universidade.

Resumo

O objetivo é investigar as expectativas e os dilemas que os alunos do Ensino Médio têm acerca do papel da universidade. Diante da perspectiva de conhecer estas variáveis e construir uma relação mais adequada entre os dois contextos – escola e universidade –, realizamos uma investigação descritivo-analítica, de natureza qualitativa. Os alunos responderam a questionários e, para a análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo, de Laurence Bardin, como procedimento metodológico. As respostas foram categorizadas e interpretadas. Os resultados mostram ações que precisam ser executadas pelas instituições com vistas a dar apoio aos adolescentes, tanto no âmbito da conclusão dos estudos no Ensino Médio quanto para uma transição mais adequada para a universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Zampar Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor Universitário e Executivo da área de TI. Graduado em Sistemas de Informação (2004), Pós-Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação (2005) e Mestre em Educação (2019). No momento atuo como professor do ensino superior na Faculdade Flamingo (noturno) e como Consultor de Projetos na Praxio Tecnologia. Possuo experiência na área de Ciências da Computação, Administrativa, Financeira, Controladoria e Humanas, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação e Educação.

Maria de Fátima Ramos Andrade, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação em Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua portuguesa, didática da língua materna, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

JUNIOR, Rubens Zampar; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos; APARÍCIO, Ana Silvia Moço. OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: QUAIS AS SUAS EXPECTATIVAS?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8684, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8684. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8684. Acesso em: 22 dez. 2024.