SOCIOMATERIALIDADE E TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8676

Palavras-chave:

Educação. Sociomaterialidade. Teoria Ator-Rede.

Resumo

O objetivo desse artigo teórico é sugerir uma outra leitura aos estudos humanistas na Educação. Começa com o foco na materialidade e é alimentado pela observação de que os seres humanos não são/estão totalmente no controle das práticas educacionais, mas apoiada pela suposição de que os objetos/coisas também participam e contribuem para a formação delas. As agendas em Educação carecem de uma metodologia que não inicie apenas com os seres humanos, seus objetivos e seus interesses e quando trabalhamos a sociomaterialidade e, consequentemnete, a Teoria Ator-Rede (ANT), é para destacar as maneiras pelas quais a matéria pode ser concebida como mais do que apenas uma superfície passiva na qual os significados culturais são registrados. É importante que nós educadores reexaminemos a justiça social a partir de uma perspectiva humana descentralizada.

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Biografia do Autor

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela UFRN. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais - EDUTEC (UFBA).

Nelson Pretto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação (USP). Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação (UFBA). Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC).

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

SILVA, Patrícia; PRETTO, Nelson. SOCIOMATERIALIDADE E TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8676, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8676. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8676. Acesso em: 22 dez. 2024.