INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8675

Palavras-chave:

Inclusão digital. Tecnologias na educação. Escolas públicas. Tecnologias digitais.

Resumo

A inclusão digital é considerada como o processo que possibilita a democratização do acesso às tecnologias digitais, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Este trabalho tem como objetivo identificar as concepções dos professores das escolas públicas de uma cidade no sertão pernambucano sobre a inclusão digital. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 45 participantes e analisamos os dados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que a falta de políticas públicas, infraestrutura e capacitação são obstáculos para uma inclusão digital nas escolas. Além disso, a falta de cursos de formação (inicial e continuada) que contemplem tecnologias digitais no ensino contribuem para o distanciamento de práticas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Luiz da Silva Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em Química pela UFRPE. Bolsista de Iniciação Científica vinculado ao CNPq. Integrante do grupo de pesquisa LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química). Desenvolve pesquisas sobre tecnologias digitais no Ensino de Química, atuando nas seguintes temáticas: Inclusão digital/social; Metodologias Ativas aplicadas com tecnologias digitais.

Bruna Rafaela Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda no curso de Licenciatura em Química da UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Bolsista de iniciação científica vinculada à UFRPE. Integrante do grupo de pesquisa LEUTEQ desenvolvendo pesquisas sobre tecnologias digitais no Ensino de Química.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Docente de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da UFRPE. É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É docente do programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFRPE) e do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Coordenador do grupo de pesquisa LEUTEQ.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

SILVA NETO, Sebastião Luiz da; SILVA, Bruna Rafaela Ferreira da; LEITE, Bruno Silva. INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8675, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8675. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8675. Acesso em: 22 dez. 2024.