LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS PROPOSTAS DE ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8672

Palavras-chave:

Formação Inicial. Educação a Distância. Estudantes de Pedagogia. Letramento acadêmico.

Resumo

Com o objetivo de perceber o que acadêmicos de um curso de pedagogia a distância dizem sobre as propostas de leitura e escrita feitas por seus professores, foi desenvolvida a presente pesquisa, de viés qualitativo. Os dados foram obtidos por meio de questionário e entrevista com estudantes iniciantes e concluintes, em um total de vinte e cinco participantes, e foram analisados de acordo com o que preconiza a Análise de Conteúdo. A perspectiva adotada é a dos Novos Estudos dos Letramentos. Os resultados indicaram lacunas entre o que os professores propõem e aquilo que os estudantes compreendem que deve ser feito, caracterizando-se a prática institucional como envolta em certo mistério. Os principais autores que fornecem subsídios teóricos são Franco (2005), Fiad (2017), Street (2014), Kleiman (2009) e Fischer (2014).

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Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, UNIVILLE

Graduada em Pedagogia e Letras, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Atualmente é a Coordenadora do Curso de Letras. Desenvolve pesquisas no âmbito dos letramentos acadêmicos, letramentos de professores e de formação de professores.

Emanuelle Santiago, UNIVILLE

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais, Psicopedagogia Institucional, MBA em Gestão Educacional e Mestrado em Educação. É coordenadora pedagógica da Educação Básica e tutora de cursos de licenciaturas, na modalidade de ensino à distância.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

KOERNER, Rosana Mara; SANTIAGO, Emanuelle. LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS PROPOSTAS DE ESCRITA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8672, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8672. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8672. Acesso em: 22 dez. 2024.