LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE AS PROPOSTAS DE ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8672Palavras-chave:
Formação Inicial. Educação a Distância. Estudantes de Pedagogia. Letramento acadêmico.Resumo
Com o objetivo de perceber o que acadêmicos de um curso de pedagogia a distância dizem sobre as propostas de leitura e escrita feitas por seus professores, foi desenvolvida a presente pesquisa, de viés qualitativo. Os dados foram obtidos por meio de questionário e entrevista com estudantes iniciantes e concluintes, em um total de vinte e cinco participantes, e foram analisados de acordo com o que preconiza a Análise de Conteúdo. A perspectiva adotada é a dos Novos Estudos dos Letramentos. Os resultados indicaram lacunas entre o que os professores propõem e aquilo que os estudantes compreendem que deve ser feito, caracterizando-se a prática institucional como envolta em certo mistério. Os principais autores que fornecem subsídios teóricos são Franco (2005), Fiad (2017), Street (2014), Kleiman (2009) e Fischer (2014).
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