PESQUISA RELACIONAL: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8665

Palavras-chave:

Construcionismo Social. Grupo Focal. Investigação Apreciativa. Pesquisa Relacional. Roda de Conversa

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a pesquisa relacional e apontar algumas metodologias que podem ser utilizadas nesse tipo de investigação. Num primeiro momento, discorremos sobre as influências do discurso construcionista social na pesquisa relacional e as principais características desse tipo de pesquisa. Discutimos, também, as implicações para o pesquisador e para a investigação, ao optar pelo estudo do tipo relacional, e apresentamos a investigação apreciativa, o grupo focal e a roda de conversa como instrumentos metodológicos possíveis à pesquisa relacional, evidenciando suas potencialidades colaborativas e dialógicas. Por último, discorremos sobre uma maneira possível de fazer a análise dos textos obtidos por meio das metodologias anteriormente apresentadas.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Oliveira de Campos, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa e professor da rede estadual de educação de Minas Gerais.

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

DE CAMPOS, Pedro Henrique Oliveira; DE SOUZA, Rita de Cássia. PESQUISA RELACIONAL: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8665, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8665. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8665. Acesso em: 15 nov. 2024.