CURRÍCULO NACIONAL NA EDUCAÇÃO DE PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE DIZEM ESTUDOS INTERNACIONAIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8608

Palavras-chave:

Currículo. Políticas do conhecimento oficial. Currículo nacional. Educação de primeira infância.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar parte da produção científica dedicada às pesquisas sobre as políticas do conhecimento oficial para a educação de primeira infância em contextos internacionais. O levantamento da produção foi realizado no portal de periódicos da CAPES, nas bases de dados Scopus, Eric e Web of Science, no recorte temporal de 2000 a 2018. Os resultados revelam ampliação do interesse de governos nacionais pelos currículos da educação de primeira infância; tendência internacional à centralização curricular; tensionamento entre modelos curriculares; interdependência entre currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, também nessa etapa educativa. 

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Biografia do Autor

Zenilde Durli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em educação. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo Itinera do CED/UFSC

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

DURLI, Zenilde. CURRÍCULO NACIONAL NA EDUCAÇÃO DE PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE DIZEM ESTUDOS INTERNACIONAIS?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8608, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8608. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8608. Acesso em: 15 nov. 2024.