O EDUCANDO EM LIBERDADE ASSISTIDA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS (IM)POSSÍVEIS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8570Palavras-chave:
Adolescente. Ato infracional. Educação social e escolar.Resumo
O presente artigo teve como objetivo compreender o ser adolescente com laudo de uma unidade de internação provisória no contexto escolar, em uma turma de Educação de Jovens e adultos. O referencial teórico está fundamento em Freire (1996, 1997, 2002 e 2006), Volpi (2001), Costa (2001) entre outros. A metodologia utilizada foi a de inspiração fenomenológica e a produção de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas. A realidade vivida por adolescentes que cometem ato infracional e ocupam as salas de educação de jovens e adultos é marcada pela invisibilização e ausência de condições materiais e humanas para compreender suas demandas e transformar o trabalho pedagógico em momentos potentes de desenvolvimento e humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.