O EDUCANDO EM LIBERDADE ASSISTIDA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS (IM)POSSÍVEIS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8570

Palavras-chave:

Adolescente. Ato infracional. Educação social e escolar.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender o ser adolescente com laudo de uma unidade de internação provisória no contexto escolar, em uma turma de Educação de Jovens e adultos. O referencial teórico está fundamento em Freire (1996, 1997, 2002 e 2006), Volpi (2001), Costa (2001) entre outros. A metodologia utilizada foi a de inspiração fenomenológica e a produção de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas. A realidade vivida por adolescentes que cometem ato infracional e ocupam as salas de educação de jovens e adultos é marcada pela invisibilização e ausência de condições materiais e humanas para compreender suas demandas e transformar o trabalho pedagógico em momentos potentes de desenvolvimento e humanização.

 

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Biografia do Autor

Jacyara Silva de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Centro de Educação - CE

Profª Drª do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Presidente da EDUSOBRASIL- Associação Brasileira de Pedagogia Social e Educação Social.

  

Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Programa de Pós-graduação em Educação

Cientista Social, Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Educação - PPGE UFES

Hiran Pinel, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPFE - UFES. Centro de Educação - CE

Doutor em Educação e Professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Centro de Educação - CE. Coordenador do: Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

DE PAIVA, Jacyara Silva; BRAVIN, Rodrigo; PINEL, Hiran. O EDUCANDO EM LIBERDADE ASSISTIDA E OS PROCESSOS EDUCATIVOS (IM)POSSÍVEIS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8570, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8570. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8570. Acesso em: 22 dez. 2024.