DISCURSOS MORAIS E ÉTICOS DE ADOLESCENTES CABO-VERDIANOS E BRASILEIROS SOBRE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES E HÁBITOS NUTRICIONAIS ADEQUADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8568

Palavras-chave:

Atividade física. Educação em Saúde. Hábitos nutricionais

Resumo

O objetivo do artigo reside em analisar as percepções morais e éticas dos adolescentes no que tange à duas temáticas da saúde: realização de atividades físicas regulares e hábitos nutricionais adequados. A pesquisa é qualitativa e a técnica empregada foi a realização de grupos focais com a utilização de um dilema moral. Participaram 45 adolescentes de Cabo-Verde e Brasil. Os dados obtidos foram analisados mediante técnica da análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Evidenciamos que a realização de atividades físicas de forma adequada, bem como os hábitos nutricionais saudáveis, irá depender da força de vontade dos adolescentes. Aqueles que não se consideram “suficientemente bons”, poderão agir de forma prejudicial a saúde. No entanto, os que possuem “boa confiança em si”, poderão buscar outras saídas para não colocar sua saúde/vida em risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Licenciado em Ciências Biológicas e Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde). Integrante do Grupo Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (GPDEMAS/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos anos Iniciais - GEEMAI. Coordenador Geral do Comitê Assessor da área de Educação da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2019-2021). Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru).

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, João Alberto da. DISCURSOS MORAIS E ÉTICOS DE ADOLESCENTES CABO-VERDIANOS E BRASILEIROS SOBRE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES E HÁBITOS NUTRICIONAIS ADEQUADOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8568, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8568. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8568. Acesso em: 22 dez. 2024.