UMA ODE AO VOO DE LIBERDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A INTOLERÂNCIA PELA AMBIGUIDADE À LUZ DA TEORIA AUSUBELIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8536

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa. Audiação. Processamento Cognitivo.

Resumo

A partir do conceito de intolerância pela ambiguidade, este estudo de caso, originado de duas observações não estruturadas, avaliou duas situações distintas no contexto educacional. Ambas envolveram estados de confronto cognitivo estabelecidos por intermédio de enfrentamentos conceituais, os quais predispunham uma aluna do segundo ano do Ensino Fundamental I e a outra estudante de Música a exporem-se a condições de escolha. Tais circunstâncias tiveram como objetivo principal refletir sobre a aprendizagem significativa a partir da teoria ausubeliana. As contribuições permitiram compreender os motivos pelos quais a intolerância pela ambiguidade estabeleceu condições conflitantes nos sujeitos e o quanto a aprendizagem [musical] significativa é fundamental para que o aprendiz alcance patamares cognitivos superiores.

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Biografia do Autor

Herton Fabiano Tramontin, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pós-graduado em Educação Musical Infantil pela Faculdade Censupeg. Atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com pesquisas em alfabetização e letramento musical, Teoria da Aprendizagem Significativa e voz cantada infantil

Ronaldo da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Fundamentos Teóricos da Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cognição e Educação Musical (GEPCEM), com trabalhos voltados à memória musical, ao letramento musical e à voz cantada infantil.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

TRAMONTIN, Herton Fabiano; DA SILVA, Ronaldo. UMA ODE AO VOO DE LIBERDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A INTOLERÂNCIA PELA AMBIGUIDADE À LUZ DA TEORIA AUSUBELIANA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8536, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8536. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8536. Acesso em: 15 nov. 2024.