UMA ODE AO VOO DE LIBERDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A INTOLERÂNCIA PELA AMBIGUIDADE À LUZ DA TEORIA AUSUBELIANA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8536Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa. Audiação. Processamento Cognitivo.Resumo
A partir do conceito de intolerância pela ambiguidade, este estudo de caso, originado de duas observações não estruturadas, avaliou duas situações distintas no contexto educacional. Ambas envolveram estados de confronto cognitivo estabelecidos por intermédio de enfrentamentos conceituais, os quais predispunham uma aluna do segundo ano do Ensino Fundamental I e a outra estudante de Música a exporem-se a condições de escolha. Tais circunstâncias tiveram como objetivo principal refletir sobre a aprendizagem significativa a partir da teoria ausubeliana. As contribuições permitiram compreender os motivos pelos quais a intolerância pela ambiguidade estabeleceu condições conflitantes nos sujeitos e o quanto a aprendizagem [musical] significativa é fundamental para que o aprendiz alcance patamares cognitivos superiores.
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