ALFABETIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A COLONIALIDADE NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8502

Palavras-chave:

Alfabetização. Colonialidade. Infância. Trabalho docente

Resumo

Este artigo apresenta reflexões realizadas na aproximação com uma turma do terceiro ano do ciclo de alfabetização de uma escola pública localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A discussão apresentada é parte de um dos movimentos realizados por uma pesquisa que busca compreender a interferência de uma avaliação externa no cotidiano escolar. Este texto objetiva refletir sobre concepções de infância, alfabetização e de trabalho docente presentes na escola. Para isso, seguiu-se uma abordagem qualitativa, valendo-se de dados produzidos a partir da observação participante, análise das atividades pedagógicas e entrevistas com a professora. Os resultados apontam traços de reprodução de colonialidade no cotidiano escolar convivendo com movimentos de descolonização provocados pelos encontros entre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Fabiana Eckhardt, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Educação pela UFF (2017); Mestre em Educação (2006) e Graduada em Pedagogia pela UCP (2002). Professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP, do qual é coordenadora. Experiência na área de Educação, com ênfase em: formação docente, avaliação educacional, alfabetização, cotidiano escolar, infâncias e educação popular.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

ECKHARDT, Fabiana. ALFABETIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A COLONIALIDADE NA ESCOLA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8502, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8502. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8502. Acesso em: 15 nov. 2024.