PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA

Autores

  • Charles Maycon Almeida Mota Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Várzea do Poço – Ba. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd http://orcid.org/0000-0001-5927-3466
  • Fabrício Oliveira da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS PROFESSOR ASSISTENTE http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. http://orcid.org/0000-0003-1827-3966

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8487

Palavras-chave:

Educação Básica. Pós-graduação. Profissão Formação de professores(as).

Resumo

O trabalho analisa as contribuições da formação continuada para a atuação profissional de professores(as) da rede municipal de ensino dos municípios de Jacobina e Salvador, no Estado da Bahia. Trata-se de um estudo quantitativo que se desenvolveu através de um Survey realizado com 288 professores(as) participantes da pesquisa. O estudo é um recorte da pesquisa intitulada Profissão Docente na Educação Básica da Bahia em que analisamos questões relativas a uma das quatro dimensões da pesquisa, denominada de aspectos sobre a formação. O resultado evidencia que os(as) professores(as) valorizam a formação ofertada nos Cursos de Pós-Graduação e reconhecem o valor desta no contexto de sua atuação profissional, concebendo que a formação se torna basilar para o desenvolvimento de práticas e saberes no cotidiano da escola. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Maycon Almeida Mota, Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Várzea do Poço – Ba. Membro do Grupo de Pesquisa Docência Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO. Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçãoe Contemporaneidade - PPGEduC da
Universidade do estado da Bahia – UNEB. Professor da Educação Básica da rede municipal de ensino em Várzea do
Poço – BA. Membro do grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO.

Fabrício Oliveira da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS PROFESSOR ASSISTENTE

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017) É Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanernte do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). É Sócia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

MOTA, Charles Maycon Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS PROCESSOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8487, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8487. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8487. Acesso em: 22 dez. 2024.