EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8471Palavras-chave:
Concepções de professores. Educação em Direitos Humanos. Ensino fundamental. Práticas pedagógicasResumo
A Educação em Direitos Humanos (EDH) constitui-se um instrumento fundamental para a construção de uma cultura democrática. Partindo dessa premissa, esta pesquisa objetivou compreender como a EDH permeia as práticas pedagógicas de uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Foram realizadas observações de atividades pedagógicas e entrevistas com seis professoras sobre o tema. A análise de conteúdo de observações e entrevistas mostra a falta de um planejamento intencional, sistematizado e consciente da EDH. Faz-se necessária uma formação inicial e continuada dos educadores que permita a discussão e reflexão sobre as legislações e ações programáticas da EDH de maneira significativa, contemplando seus conhecimentos e vivências, assim como sua prática e as especificidades dos contextos escolares.
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