EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

Autores

  • Alia Barrios Universidade de Brasília - UnB
  • Giulia Ribeiro Salgado Universidade de Brasília - UnB
  • Natália Nascimento Miranda Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8471

Palavras-chave:

Concepções de professores. Educação em Direitos Humanos. Ensino fundamental. Práticas pedagógicas

Resumo

A Educação em Direitos Humanos (EDH) constitui-se um instrumento fundamental para a construção de uma cultura democrática. Partindo dessa premissa, esta pesquisa objetivou compreender como a EDH permeia as práticas pedagógicas de uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Foram realizadas observações de atividades pedagógicas e entrevistas com seis professoras sobre o tema. A análise de conteúdo de observações e entrevistas mostra a falta de um planejamento intencional, sistematizado e consciente da EDH. Faz-se necessária uma formação inicial e continuada dos educadores que permita a discussão e reflexão sobre as legislações e ações programáticas da EDH de maneira significativa, contemplando seus conhecimentos e vivências, assim como sua prática e as especificidades dos contextos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alia Barrios, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos, Universidade de Brasília – UnB. Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília – UnB. Obra em destaque: Concepciones de conflictos interpersonales y desarrollo moral en la educación infantil brasileña, Revista de Psicología (Lima), v. 34, p. 261-291, 2016.  

http://lattes.cnpq.br/6291609165663666

Giulia Ribeiro Salgado, Universidade de Brasília - UnB

Graduanda em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília – UnB. Integrante do grupo PET – Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília – UnB.

http://lattes.cnpq.br/0332171828140790

Natália Nascimento Miranda, Universidade de Brasília - UnB

Graduanda em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília – UnB. Graduação em Educação Física, Universidade de Brasília – UnB. Obra em destaque: Os estudos olímpicos no Brasil: um mapeamento a partir dos periódicos científicos da Educação Física brasileira, Revista digital de deportes, v. 16, p. 16, 2011.

 http://lattes.cnpq.br/0877065259099162

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

BARRIOS, Alia; RIBEIRO SALGADO, Giulia; NASCIMENTO MIRANDA, Natália. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8471, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8471. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8471. Acesso em: 15 nov. 2024.