TAREFAS DE ANÁLISE DE REGISTROS SEMIÓTICOS – AMPLIANDO A COMPREENSÃO MATEMÁTICA SOBRE MULTIPLICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8458

Palavras-chave:

Mediação pedagógica. Multiplicação. Registros semióticos. ‘Tarefas de análise’.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a mediação pedagógica a partir de registros semióticos sobre o campo multiplicativo, produzidos pelos alunos. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola pública, abrangendo duas turmas de 5º anos com o instrumento - ‘tarefas de análise de registros’. Tais tarefas foram compostas de situações-problema e quatro soluções abrangendo algoritmos formais e registros pictóricos a serem analisados. Concluímos que as tarefas desafiaram os estudantes a identificarem acertos e erros, por meio da coordenação entre registros semióticos, reflexão e raciocínio sobre significados das operações, constituindo-se em proposição didática para o ensino das operações aritméticas.

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Biografia do Autor

Maria Alves Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto III, atuante no Departamento de Metodologia da Educação - CE/UFPB, desde 2004. É pedagoga com mestrado e doutorado em educação pela UFPB. Pesquisa o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, com foco em resolução de problemas, registros semióticos e formação de professores.

Thaline Cabral Arruda, Prefeitura municipal de Patos - PB

Pedagoga, atuante na função docente nos anos iniciais na Rede Municipal de Educação do Município de Patos - PB. Durante o curso de Pedagogia, foi bolsista de iniciação Científica - PIBIC - UFPB.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

AZERÊDO, Maria Alves; ARRUDA, Thaline Cabral. TAREFAS DE ANÁLISE DE REGISTROS SEMIÓTICOS – AMPLIANDO A COMPREENSÃO MATEMÁTICA SOBRE MULTIPLICAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8458, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8458. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8458. Acesso em: 15 nov. 2024.