O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM INSTITUIÇÕES PENAIS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Dhuan Luiz Xavier Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8454

Palavras-chave:

Currículo. Educação de jovens e adultos. Instituições penais. Práticas educativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das percepções de professores sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições penais. O aporte teórico está pautado nos estudos curriculares e nos que abarcam a educação no sistema prisional. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, obteve os dados por meio de entrevistas com cinco docentes que atuam na EJA de uma instituição penal na região norte de Santa Catarina. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento da autonomia curricular dos professores, uma vez que o currículo da escola formal, muitas vezes, não atende às necessidades dos estudantes encarcerados, que constituem uma das esferas mais marginalizadas de nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho, Portugal, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e pesquisadora do Grupo de Pesquisa GECDOTE.

Dhuan Luiz Xavier, Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE

Licenciado em Letras e Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Atua como docente na Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal de Joinville/SC e como professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Univille. É pesquisador do Grupo de Pesquisa GECDOTE.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

VOIGT, Jane Mery Richter; XAVIER, Dhuan Luiz. O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM INSTITUIÇÕES PENAIS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8454, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8454. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8454. Acesso em: 22 dez. 2024.