A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA UM CURSO DE DIREITO

Autores

  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8440

Palavras-chave:

Currículo. Projeto. Transdisciplinaridade.

Resumo

Os estudos tomaram como base as Diretrizes Curriculares Nacionais, o projeto do curso e as reuniões de professores e acadêmicos. O grupo focal foi o modelo de pesquisa escolhido, por contribuir com ideias oriundas de diferentes vertentes que vivenciam o processo, por possibilitar o entendimento do tema no cotidiano, por ser uma técnica rica para captar conhecimentos e informações que podem ser úteis para a complementação do trabalho e dos estudos subsequentes. A reconstrução do currículo permitiu o diálogo docente e a vivência do processo pedagógico, o que proporcionou a saída da clausura disciplinar.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), UEG (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco ? RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério. Professora das Faculdades Magsul, Faculdades Integradas de Ponta Porã; Diretora da Escola Magsul, Ponta Porã/MS, Faculdades Magsul e Faculdades Integradas de Ponta Porã. Grupos de Pesquisa: Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e Grupo de Pesquisa em Rede Internacional investigando Escolas Criativas e Inovadoras; GEPI/Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, projeto,e currículo. Bolsista do Programa PNPD/CAPES.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona ? UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás ? PUC/GO. Psicólogo ? PUC/GO. Psicopedagogo ? PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas ? RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto ?Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora? - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas ? UFT/TO. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegas; SUANNO, João Henrique. A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO TRANSDISCIPLINAR PARA UM CURSO DE DIREITO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8440, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8440. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8440. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas