EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas-UFPel http://orcid.org/0000-0002-9794-1303
  • Rosa Elena Noal Universidade Federal de Pelotas
  • Leonardo Alves Brignol Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8435

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Escola. Evasão. Exclusão. Infrequência.

Resumo

A pesquisa buscou identificar e analisar dados sobre a exclusão na EJA, evidenciada pelos índices de evasão e infrequência e compreender as suas causas em uma escola pública no município de Canguçu-RS, no período entre os anos 2006 e 2017. A metodologia contou com um questionário aplicado a alunos, professores e a equipe diretiva do educandário, além de análise documental nos arquivos da escola, especialmente nos registros da EJA, evidenciando os indicadores de exclusão. Como resultados, apurou-se que os índices médios (evasão e infrequência) correspondem a 40% no período e que o problema compreende um conjunto complexo de questões sociais e sua indissociável relação com a escola.

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Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Doutor em Educação, Professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas-RS.

Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

Leonardo Alves Brignol, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

PITANO, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena; BRIGNOL, Leonardo Alves. EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8435, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8435. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8435. Acesso em: 22 dez. 2024.