EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8435Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Escola. Evasão. Exclusão. Infrequência.Resumo
A pesquisa buscou identificar e analisar dados sobre a exclusão na EJA, evidenciada pelos índices de evasão e infrequência e compreender as suas causas em uma escola pública no município de Canguçu-RS, no período entre os anos 2006 e 2017. A metodologia contou com um questionário aplicado a alunos, professores e a equipe diretiva do educandário, além de análise documental nos arquivos da escola, especialmente nos registros da EJA, evidenciando os indicadores de exclusão. Como resultados, apurou-se que os índices médios (evasão e infrequência) correspondem a 40% no período e que o problema compreende um conjunto complexo de questões sociais e sua indissociável relação com a escola.
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