USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter
  • Jonas Rafael Nikolay Missão Norte Sul Riograndense.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8434

Palavras-chave:

Formação de professores. Mediação pedagógica. Tecnologias educacionais. Ensino fundamental.

Resumo

Apresenta pesquisa de mestrado acerca do uso de tecnologias educacionais e da formação de professores. Seu objetivo foi identificar indicadores para formação continuada de professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com um grupo de 49 professores de uma rede privada de ensino. Os dados empíricos foram obtidos por meio de um questionário on-line, da coleta de relatos de experiências de professores sobre o uso da tecnologia educacional e de entrevistas semiestruturadas com professores. Os dados foram organizados em quatro categorias: tecnologia educacional; inovação metodológica; necessidades estruturais; e formação continuada. Como resultado da pesquisa, foram propostos indicadores para a formação continuada de professores para a utilização de tecnologia educacional nos anos finais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor e Mestre em Educação. Licenciado em Filosofia e Pedagogia. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter (mestrado e doutorado). Líder do Grupo de Pesquisas Educação, Tecnologia e Sociedade, certificado pelo CNPq.

Jonas Rafael Nikolay, Missão Norte Sul Riograndense.

Doutorando e Mestre em Educação. Graduado em Pedagogia e Administração de Empresas. Diretor Regional da Rede Educacional Adventista para o Norte do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

PINHELLI MENDES, Ademir Aparecido; NIKOLAY, Jonas Rafael. USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8434, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8434. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8434. Acesso em: 22 dez. 2024.