REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA: ENTRE A PEDAGOGIA DIFERENCIADA E OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8413

Palavras-chave:

Projetos de aprendizagem. Pedagogia Diferenciada. Educação democrática. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente trabalho busca investigar quais as possibilidades pedagógicas de articularmos as propostas teóricas acerca do trabalho por projetos de aprendizagem com os pressupostos da pedagogia diferenciada em uma turma que apresenta uma grande heterogeneidade de níveis de aprendizagem. Acredita-se que a articulação destas duas propostas teóricas culminará no desenvolvimento de aprendizagens significativas para a turma e para cada aluno. Realizou-se um trabalho pedagógico em uma turma de 25 alunos de um 5º ano, em uma escola localizada na zona rural do município de Portão, e, através de registros no diário de campo da pesquisadora, foi possível observar que tal proposta pedagógica auxiliou-os com relação a sua autonomia em sala de aula, sobre o seu processo de aprendizagem, bem como possibilitou que alunos descritos com dificuldades de aprendizagem, em seu processo escolar, avançassem, significativamente, em suas aprendizagens. Ao final, realiza-se uma reflexão sobre tal organização pedagógica e sobre as possibilidades para construção de aulas mais democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq)

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS 2014).Mestre em Educação ( UFRGS 2008). Especialista em Informática na Educação(2002) .Especialista em tutoria na Educação a distância (UFRGS 2010). Pedagoga -(PUC/RS 1991). Coordenadora da Tutoria do Curso de Pedagogia Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD e PEAD2).Desenvolve materiais digitais para a formação de tutores e professores na FACED. Participa do grupo de pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

SCHERER, Renata Porcher; ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz. REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA: ENTRE A PEDAGOGIA DIFERENCIADA E OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8413, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8413. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8413. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas