REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS LIMITES E POSSIBILIDADES NA DIREÇÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO

Autores

  • José Aparecido Valério Mendonça Júnior Universidade de São Paulo
  • Jack Roberto Silva Fhon Universidade de São Paulo
  • Marcos Cassin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8411

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Médio. Universalização

Resumo

O texto apresenta uma análise da Medida Provisória 746/2016, instituída no ano de 2016, para mais uma reorganização do Ensino Médio. O discurso que acompanha tal reforma promete dar a esta etapa da Educação Básica flexibilidade para acolher o maior número possível de estudantes, garantindo-lhes opções para conduzir, conforme suas habilidades, seus estudos. Após a instituição desta medida, diversas discussões se iniciaram, trazendo à tona as controvérsias observadas na proposta do Governo Federal para os novos rumos do Ensino Médio no Brasil. Por isso, aparenta haver neste cenário uma dicotomia entre o discurso das intenções governamentais para a educação, neste caso, o Ensino Médio, e as ações práticas que vêm tomando no seu ínterim.

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Biografia do Autor

José Aparecido Valério Mendonça Júnior, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo e da Rede Pública Municipal de Batatais, São Paulo.

Jack Roberto Silva Fhon, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências

Mestre em Ciências

Bacharel em Enfermagem

Licenciado em Pedagogia

Pós-doutorado da Universidade de São Paulo

Marcos Cassin, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação

Mestrado em Educação

Licenciado em Ciências Sociais

Professor da Universidade de São Paulo

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

MENDONÇA JÚNIOR, José Aparecido Valério; FHON, Jack Roberto Silva; CASSIN, Marcos. REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOS LIMITES E POSSIBILIDADES NA DIREÇÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8411, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8411. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8411. Acesso em: 22 dez. 2024.