ENSINO LIVRE E AULAS NOTURNAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE SILVINO ELVÍDIO CARNEIRO DA CUNHA (1870 – 1875)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8374Palavras-chave:
Aulas noturnas. Ensino livre. História da educação.Resumo
Este artigo apresenta as ideias de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha sobre a instrução pública nas províncias da Parahyba do Norte (1874-1875), Rio Grande do Norte (1870) e de Alagoas (1872). O objetivo é de compreender o modo como as temáticas da instrução foram apresentadas nos relatórios provinciais e identificar os seus projetos políticos em torno da necessidade de incentivar a instrução como o meio de solucionar as questões de civilidade e os ideais de modernidade que permeavam o século XIX. Portanto, a criação de aulas noturnas no governo de Carneiro da Cunha, pensando a escolarização para uma camada específica da sociedade e a defesa do ensino livre, era encarada através de certa compreensão de sociedade e de homem novos, que eram necessários emergir, pautados em princípios liberais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.