ENSINO LIVRE E AULAS NOTURNAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE SILVINO ELVÍDIO CARNEIRO DA CUNHA (1870 – 1875)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8374

Palavras-chave:

Aulas noturnas. Ensino livre. História da educação.

Resumo

Este artigo apresenta as ideias de Silvino Elvídio Carneiro da Cunha sobre a instrução pública nas províncias da Parahyba do Norte (1874-1875), Rio Grande do Norte (1870) e de Alagoas (1872). O objetivo é de compreender o modo como as temáticas da instrução foram apresentadas nos relatórios provinciais e identificar os seus projetos políticos em torno da necessidade de incentivar a instrução como o meio de solucionar as questões de civilidade e os ideais de modernidade que permeavam o século XIX. Portanto, a criação de aulas noturnas no governo de Carneiro da Cunha, pensando a escolarização para uma camada específica da sociedade e a defesa do ensino livre, era encarada através de certa compreensão de sociedade e de homem novos, que eram necessários emergir, pautados em princípios liberais.

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Biografia do Autor

Suenya do Nascimento Costa, ufpb

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, linha de pesquisa de História da Educação. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Integra os grupos de pesquisa HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil), GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista) e Observatório de História, Educação e Cultura (HECO).

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

DO NASCIMENTO COSTA, Suenya. ENSINO LIVRE E AULAS NOTURNAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE SILVINO ELVÍDIO CARNEIRO DA CUNHA (1870 – 1875). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8374, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8374. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8374. Acesso em: 22 dez. 2024.