POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A “QUALIDADE” COMO PROBLEMA

Autores

  • Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro de Ciências da Educação (CED). Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8358

Palavras-chave:

Avaliação. Formação de professores. Política. Qualidade.

Resumo

A “qualidade” da/na formação do professor é um dos slogans da política educacional na América Latina. Buscando compreender tal proposição esta pesquisa analisou documentos de organismos internacionais e dos governos chileno e brasileiro. Tais encaminhamentos nos levam a compreender que a propalada “qualidade” na educação vem atrelada à ideia de estandardização, em diferentes instâncias: instituições formadoras; índice de desempenho do ingressante dos cursos de formação; desempenho do estudante no final de sua formação; sua atuação na escola.  Este controle define parte desse processo que indica a chamada “epistemologia da prática” e é compreendido como um problema para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro de Ciências da Educação (CED). Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000); Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutora pela Universidad de Playa Ancha (Chile). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação. 

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

MICHELS, Maria Helena. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A “QUALIDADE” COMO PROBLEMA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8358, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8358. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8358. Acesso em: 22 dez. 2024.