METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: BASES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Glebson Moura Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Roxane de Alencar Irineu Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8350

Palavras-chave:

Educação. Metodologias ativas. Saúde.

Resumo

As metodologias ativas de ensino para a graduação em saúde estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Neste sentido, buscou-se compreender as bases que as sustentam e o entendimento dos docentes e discentes quanto as demandas que impulsionaram ao uso destas metodologias. Estudo qualitativo realizado em uma universidade do nordeste brasileiro, com 8 professores e 33 estudantes. Foi evidenciado que as transformações no mercado de trabalho suscitaram mudanças na formação tendo como foco as competências profissionais atreladas a capacidade técnica, ao dinamismo social, os avanços tecnológicos e o rápido acesso à informação. Faz-se necessário construir novos rumos para a educação autônoma e consciente, respaldada no saber e no respeito a ética em meio à coletividade.


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Biografia do Autor

Glebson Moura Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação. Mestre em Saúde e Ambiente. Graduado em Enfermagem. Professor do Departamento de Enfermagem da UFS, Campus Lagarto, SE.

Roxane de Alencar Irineu, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação.  Graduada em Fonoaudiologia. Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFS, Campus Lagarto, SE.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

SILVA, Glebson Moura; IRINEU, Roxane de Alencar. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: BASES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8350, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8350. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8350. Acesso em: 22 dez. 2024.