PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS

Autores

  • Fábio Antonio Gabriel Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Danilo Augusto Ferreira de Jesuz Doutorando Universidade Estadual de Ponta Grossa- IFPR Campus Jaguariaíva

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8323

Palavras-chave:

Psicanálise. Educação. Relação professor e aluno. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Constantemente, ouvimos professores se queixando que o aluno de hoje não é mais como o de antigamente. Isso nos leva a questionar sobre o que de fato mudou ou tem afetado as relações que se constroem no contexto escolar. Na ânsia por buscar algumas respostas para essa questão, perguntamos: É possível um diálogo entre a Psicanálise e a Educação? Assim sendo, o objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre alguns estudos já realizados sobre a aproximação entre Psicanálise e Educação, bem como sobre possíveis encontros e desencontros entre esses dois campos. Os resultados dessas aproximações apontam que o caráter desejante dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, as suas subjetividades e os seus papéis nesse processo podem ser um caminho para dar-se um novo sentido às relações que se constroem no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi; Bacharel em Teologia pela Pontíficia Universidade Católica de Curitiba, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorando em Educação pela mesma Universidade. É professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná. Atuou como professor colaborador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP). Tem artigos sobre ensino de filosofia e livros organizados na área de Filosofia e Educação. Atualmente bolsista de doutorado (bolsa concedida no âmbito de acordo CAPES/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA). Integrante de Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEEP/ UEPG)

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015

Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, Doutorando Universidade Estadual de Ponta Grossa- IFPR Campus Jaguariaíva

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2006) e mestrado em Matematica pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é professor de Matemática - EBTT do Instituto Federal do Paraná. 

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia; DE JESUZ, Danilo Augusto Ferreira. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8323, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8323. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8323. Acesso em: 15 nov. 2024.