PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8323Palavras-chave:
Psicanálise. Educação. Relação professor e aluno. Ensino e aprendizagem.Resumo
Constantemente, ouvimos professores se queixando que o aluno de hoje não é mais como o de antigamente. Isso nos leva a questionar sobre o que de fato mudou ou tem afetado as relações que se constroem no contexto escolar. Na ânsia por buscar algumas respostas para essa questão, perguntamos: É possível um diálogo entre a Psicanálise e a Educação? Assim sendo, o objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre alguns estudos já realizados sobre a aproximação entre Psicanálise e Educação, bem como sobre possíveis encontros e desencontros entre esses dois campos. Os resultados dessas aproximações apontam que o caráter desejante dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, as suas subjetividades e os seus papéis nesse processo podem ser um caminho para dar-se um novo sentido às relações que se constroem no contexto escolar.Downloads
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