PROGRAMA ESCOLA ABERTA, DESDE O INÍCIO UMA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Claudio D. Rosa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marco Aúrelio Avila Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Christiana Cabicieri Profice Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8315

Palavras-chave:

Lazer. Oportunidade. Política. Socialização.

Resumo

O Programa Escola Aberta (PEA) é uma ação governamental que tem oferecido atividades educativas, culturais e esportivas para milhares de pessoas. Apesar da relevância do PEA, experiências de campo avaliando esse programa ainda não foram conjuntamente analisadas. Objetivamos com o presente estudo explorar os resultados de experiências de campo, com o PEA, relatadas na literatura. Realizamos buscas por artigos nas bases de dados Periódicos Capes, Google Acadêmico e SCOPUS. Incluímos oito artigos após a aplicação de critérios de elegibilidade. Analisamos o conteúdo dos artigos de forma qualitativa e exploratória. Coletivamente, esses artigos indicam que o PEA tem o potencial para melhorar a relação escola-comunidade, suprir algumas necessidades das comunidades do entorno escolar, promover educação complementar e reduzir a violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio D. Rosa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio ambiente (2018) pela UESC. Especialista em Treinamento personalizado (2016). Licenciado em Educação Física (2013) pela UESC. Tem experiência em condução e avaliação de revisões sistemáticas e validação e avaliação de questionários. Membro do grupo de pesquisa Interações Socioambientais e do Grupo Esporte, Lazer e Turismo.

Marco Aúrelio Avila, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Turismo y Desarrollo Sostenible - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2004). Autro principal do livro intitulado: Política e planejamento em cultura e turismo.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Psicologia Social. Autora do livro intitulado: Crianças e Natureza - reconectar é preciso.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

ROSA, Claudio D.; AVILA, Marco Aúrelio; PROFICE, Christiana Cabicieri. PROGRAMA ESCOLA ABERTA, DESDE O INÍCIO UMA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: REVISÃO DE LITERATURA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8315, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8315. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8315. Acesso em: 22 dez. 2024.