CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NA ESCRITA COLETIVA DE TEXTOS: UMA ANALISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Rielda Karyna de Albuquerque Rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8148

Palavras-chave:

Ensino. Produção de textos. Reportagem.

Resumo

A partir de uma perspectiva sociointeracionista de ensino e aprendizagem, discutimos a mediação de duas professoras do 1° ano do Ensino Fundamental durante a escrita coletiva de textos. Foram analisadas as contribuições das docentes para a construção pelas crianças de uma base de orientação para a escrita de duas reportagens, produzidas no transcurso de uma sequência didática que foi videogravada. Algumas estratégias para ensinar as crianças a planejar textos, construindo representações sobre suas finalidades, destinatários e contexto de circulação estavam presentes nas práticas observadas, assim como atividades de geração de conteúdos para a escrita. Entretanto, a discussão com as crianças era rápida e superficial, contribuindo pouco para a construção de uma base de orientação mais clara e consistente para as produções escritas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco

É doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: produção de textos, metodologia de ensino, alfabetização, ensino e leitura. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). Em 2015-2016 realizou pós doutorado na University of Oxford. É professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de alunos no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. É líder do grupo de pesquisa Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (PLEEI), desenvolvendo estudos nas áreas de letramento e processos iniciais de apropriação da linguagem escrita por crianças. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde participa de atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Entre 2012 e 2014, assumiu a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas que funciona no campus da universidade e é vinculado à Progepe/ UFPE. Desde junho de 2016, reassumiu essa função.

Rielda Karyna de Albuquerque, Rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professora da Rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL- UFPE), atuando na formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; DE ALBUQUERQUE, Rielda Karyna. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO NA ESCRITA COLETIVA DE TEXTOS: UMA ANALISE DA MEDIAÇÃO DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8148, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8148. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8148. Acesso em: 15 nov. 2024.