PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE DIREITO NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

Autores

  • Fábio Teixeira UNIVILLE
  • Marly Kruger de Pesce UNIVILLE
  • Letícia Cassino Kataniwa UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8115

Palavras-chave:

Ensino Semipresencial. Direito. Prática docente.

Resumo

Recente alteração legislativa viabilizou a oferta de até 40% da carga horária dos cursos presenciais em atividades a distância, ou seja, o ensino semipresencial. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi compreender como o professor do curso de Direito, que atua em disciplinas semipresenciais, percebe sua prática docente. Por meio da técnica de grupo focal, a pesquisa, de abordagem qualitativa, ouviu professores de uma instituição privada que lecionam estas disciplinas. Os dados apontam que os professores não tiveram uma sólida formação para atuar no ensino semipresencial. Esses também reconhecem a importância do material didático e a necessidade de se criar uma cultura da semipresencialidade, para que o aluno tenha participação ativa no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fábio Teixeira, UNIVILLE

Advogado e Professor Universitário. Mestrando em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Coordenou o Curso de Direito da Faculdade Educacional de Araucária (UNIFACEAR) entre 2012 e 2017 onde leciona desde 2005. Atuou como Procurador Jurídico do Município de Antonina/PR no ano de 2016.

Marly Kruger de Pesce, UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Possui experiência na Educação Básica. É professora titular do curso de Letras em disciplinas como Linguística Aplicada e Metodologia em Língua Estrangeira, Estágio e Análise do Discurso e professora titular do Programa de Pós- Graduação em Educação da Univille. Coordenadora do projeto de extensão Edupaz. Realiza pesquisas sobre formação e trabalho docente, práticas educativas, análise crítica do discurso, uso das tecnologias digitais.

Letícia Cassino Kataniwa, UNIVILLE

Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville SC- Univille. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001).  Possui experiência na Docência no Ensino Superior nos Cursos Superiores de Gastronomia, tendo lecionado as disciplinas de Direito do Entretenimento, Confeitaria, Panificação, Sobremesas, Técnica de Fabricação de Massas e Aperfeiçoamento em Confeitaria. Experiência na Docência em Cursos de Pós Graduação de Pâtisserie/Chef Pâtissier. Atualmente, é professora Convidada da Pós Graduação em Pâtisserie Clássica e Contemporânea da PUC PR e Pós Graducação em Chef Pâtissier da Universidade Positivo PR.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

TEIXEIRA, Fábio; DE PESCE, Marly Kruger; KATANIWA, Letícia Cassino. PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE DIREITO NO ENSINO SEMIPRESENCIAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8115, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8115. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8115. Acesso em: 22 dez. 2024.