FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES: O QUE REVELAM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p29-56Palavras-chave:
Estética, formação de professores, formação estética.Resumo
Esta pesquisa analisou o que revelam as pesquisas que investigaram a formação estética de professores no Brasil, publicadas em 2005 a 2015 na BDTD - IBICT. De cunho qualitativo e bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, 57 dissertações e 30 teses foram analisadas. Como resultados, constatamos que os teóricos mais utilizados foram Foucault, Deleuze, Bakhtin e Vigotski. Quanto à metodologia prevaleceram pesquisas autobiográficas e bibliográficas. A maioria das pesquisas concentrou-se em contextos de formação continuada de professores. Os resultados apontam para uma formação docente que promova o saber do sensível. Na aproximação com a filosofia, a sociologia, a psicologia, a arte e a educação relacionadas à formação de professores, a estética apareceu por vieses diferenciados, o que amplia e pulveriza as discussões acerca do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.