PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS CEGAS NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Julianne Fischer FURB
  • Carolina dos Santos Maiola FURB
  • Tatiana dos Santos da Silveira FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p153-168

Palavras-chave:

Inclusão. Artes visuais. Deficiência Visual.

Resumo

A educação para todos pressupõe possibilitar condições viáveis e ao mesmo tempo desafiadoras para cada aluno, explorando a aprendizagem nas possibilidades, e não nas deficiências. Com base nesta perspectiva, a presente pesquisa, desenvolvida com educandos cegos e professores de artes de escolas públicas municipais de Blumenau, buscou refletir sobre como se dão os sentidos e as ações de inclusão de alunos cegos e professores nas aulas de artes visuais. A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e, como aporte teórico, sobretudo as obras de Mittler (2003), Karagiannis, Stainback e Stainback (1999), Puccetti (2008) e BallesteroÁlvarez (2003). Os resultados permitiram visualizar que as relações inclusivas entre os alunos se deram a partir da convivência com as diferenças e que, para trabalhar as artes visuais com educandos cegos, é fundamental que ocorram mudanças, principalmente aquelas que dizem respeito à construção humana sensível das pessoas. Palavras-chave: Inclusão. Artes visuais. Deficiência Visual.

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Como Citar

FISCHER, Julianne; DOS SANTOS MAIOLA, Carolina; DOS SANTOS DA SILVEIRA, Tatiana. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS CEGAS NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 153–168, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n1p153-168. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/806. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

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