SUCESSO ESCOLAR: DESAFIANDO EXPECTATIVAS

Autores

  • Magda Floriana Damiani UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152

Palavras-chave:

sucesso/fracasso escolar, fatores de risco, estudo longitudinal.

Resumo

O texto apresenta um estudo que focaliza algumas características pessoais e familiares de 39 jovens adultos, vinculados ao “Estudo Longitudinal dos Nascidos em Pelotas (RS) em 1982”. Tais jovens haviam trilhado trajetórias de sucesso - ausência de reprovação ou evasão durante sua escolarização básica - e estavam estudando em 2004/2005 – época em que o último acompanhamento do estudo foi realizado. O sucesso escolar do dos jovens ocorreu apesar deles apresentarem importantes fatores de risco para fracasso - baixa renda familiar mensal e pertencimento a uma família cujo chefe é um trabalhor manual semi ou não-qualificado – identificados em diferentes investigações tanto no Brasil como em outros países. Do total de 3,930 sujeitos acompanhados no estudo longitudinal, 728 (19%) apresentavam os fatores de risco acima mencionados. O grupo de sujeitos estudados na presente analise corresponde a 1% do total. Embora os resultados obtidos sejam preliminares e não tenham envolvido análises estatísticas (foram analisados qualitativamente), eles indicam que não ter filhos, ter a segurança da casa própria no nascimento, ou não ser negro, por exemplo, pode influir na superação dos efeitos dos fatores de risco para fracasso escolar tradicionalmente identificados. As outras características menos marcantes encontradas foram as seguintes: ser mulher, não trabalhar, ter renda familiar mais alta, ter mãe com escolaridade maior e que tenha parido o estudante com mais de idade. Palavras-chave: sucesso/fracasso escolar; fatores de risco; estudo longitudinal.

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Como Citar

DAMIANI, Magda Floriana. SUCESSO ESCOLAR: DESAFIANDO EXPECTATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 138–152, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n1p138-152. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/805. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos