A MISÉRIA DO MUNDO E AS FACES DA EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR

Autores

  • Gilson Ricardo Medeiros Pereira FURB
  • Maria da Conceição Lima de Andrade FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p89-101

Palavras-chave:

eliminação branda, seleção social, democratização do ensino.

Resumo

Em A Miséria do Mundo, obra publicada sob a direção do sociólogo francês Pierre Bourdieu, são analisadas as relações entre exclusão escolar e exclusão social. As modificações morfológicas do sistema de ensino, em todo o mundo, acarretaram a substituição da eliminação brutal pela eliminação branda, diluída no tempo e adiada para níveis superiores de escolaridade. Esta modalidade de exclusão, chamada no livro mencionado de “exclusão do interior”, é vivida pelos agentes que a sofrem como “traição”, “desencanto”, perda das esperanças mais caras suscitadas pelas promessas de escolarização para todos. A universalização e democratização do ensino parecem chocar-se com os geralmente imperceptíveis mecanismos sociais responsáveis pela exclusão, numa sociedade cuja promessa é dar tudo a todos, mas sob a forma dissimulada do símile. Palavras-chave: eliminação branda, seleção social, democratização do ensino.

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Como Citar

MEDEIROS PEREIRA, Gilson Ricardo; LIMA DE ANDRADE, Maria da Conceição. A MISÉRIA DO MUNDO E AS FACES DA EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 89–101, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n1p89-101. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/802. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos