AÇÃO POLÍTICA NA ESCOLA - NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE OS SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p72-88

Palavras-chave:

ação política, participação, experiência social, escola pública.

Resumo

A análise dos modos de participação política dos estudantes no âmbito da escola pública, sob um olhar sociológico, é o interesse central deste artigo. Ao partir de um relato de investigação em andamento no campo das Ciências Sociais, o autor recolhe algumas cenas etnográficas e, analisando-as pela perspectiva da Sociologia da Experiência, identifica algumas práticas de participação em suas continuidades e descontinuidades. Repara, como conclusão parcial, em uma recorrência de participação enquanto dinâmica social, que se elabora nas interfaces entre a experiência social do ator e a institucionalidade das ações participativas. Palavras-chave: ação política – participação – experiência social – escola pública.

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Como Citar

DIAS DA SILVA, Rodrigo Manoel. AÇÃO POLÍTICA NA ESCOLA - NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE OS SENTIDOS DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 72–88, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n1p72-88. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/801. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos