EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA POLÍTICA EDUCACIONAL CATARINENSE DA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Letícia Carneiro Aguiar UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p41-71

Palavras-chave:

Política educacional, História da Educação, Desenvolvimento, Teoria do Capital Humano.

Resumo

O artigo, resultante de estudo documental, apresenta uma reflexão sobre um importante período da história da educação catarinense, a década de 1960, por ter sido este um contexto histórico no qual as questões educacionais passam a ser pensadas numa perspectiva global. O processo de modernização econômica, capitaneado pelo poder oligarca no comando do aparelho governamental, lançou mão do recurso do planejamento como instrumento para adequar situações e criar políticas públicas voltadas às necessidades do desenvolvimento do modo de produção capitalista. Nessa década, em Santa Catarina instaura-se o período de “modernização econômica conservadora”, com uma forte intervenção estatal voltada para ajustar a política educacional à acumulação privada de capital. O eixo da política educacional do período foi pautado no binômio “educação e desenvolvimento”, tendo como fundamento a Teoria do Capital Humano. Palavras-chave: Política educacional – História da Educação – Desenvolvimento – Teoria do Capital Humano.

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Como Citar

CARNEIRO AGUIAR, Letícia. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA POLÍTICA EDUCACIONAL CATARINENSE DA DÉCADA DE 1960. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41–71, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n1p41-71. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/799. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos