POLÍTICA DE COTAS NA UEPG
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n1p3-19Palavras-chave:
Política de Cotas nas Universidades, Vestibular da UEPG, Desempenho Acadêmico dos Cotistas.Resumo
A democracia racial no Brasil é um conceito em descrédito - consolidado na academia e crescente nas políticas públicas -entretanto, ainda é um argumento importante no debate do grande público. Nesse contexto, as políticas afirmativas sob a forma de reserva de vagas para negros e alunos oriundos de escolas públicas tem sido um fato novo no quadro da inclusão racial e social. A Universidade Estadual de Ponta Grossa foi a terceira instituição estadual de ensino superior do Paraná a implementar essas políticas, a partir de 2006. Esse texto apresenta a implementação das políticas afirmativas na UEPG a partir de seus dados documentais, bem como ensaia o estudo do desempenho acadêmico dos cotistas negros no primeiro ano de vestibular com cotas, sustentado na análise dos dados estatísticos produzidos pela Comissão Permanente de Seleção (CPS). Conclui-se com a análise dos dados iniciais referentes à eficácia do sistema em produzir seus efeitos esperados, quais sejam, a viabilização ou ampliação do acesso à Universidade por parte de uma minoria étnica regional no Sul do país, os negros, e de uma maioria estatística, os alunos concluintes do ensino básico público, que entretanto ainda permanecem como minoria dos que logram ingresso na UEPG. Palavras chaves: Política de Cotas nas Universidades, Vestibular da UEPG, Desempenho Acadêmico dos Cotistas.Downloads
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