PROJETO LINGUAGEM DO MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e7921

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Infantil. Projeto Linguagem do Movimento.

Resumo

A partir da crescente discussão do papel da Educação Física e de sua organização didático-pedagógica na Educação Infantil, este estudo tem como objetivo discutir, a partir da produção acadêmica na área da Educação Física na Educação Infantil, o Projeto Linguagem do Movimento do município de Blumenau - SC. A pesquisa é do tipo bibliográfica, tendo sido realizada análise documental. O citado projeto se fundamenta na psicomotricidade como uma forma auxiliadora da aprendizagem. O brincar é compreendido a partir de um viés pedagógico, visando o desenvolvimento de habilidades de aspecto psicomotor. Destaca-se a necessidade de compreender as crianças como detentoras de uma cultura própria, tendo a Educação Física o propósito de propiciar uma cultura corporal de movimento que não se paute unicamente no desenvolvimento motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Harbs, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - PPGE/FURB (2021). Graduada em Educação Física Bacharelado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2019) e graduada em Educação Física Licenciatura pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2017). Atuou como professora de Educação Física na Educação Infantil no município de Blumenau-SC.

Patrícia Neto Fontes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004). Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1990); pós-graduada em Formação de Docentes para o Ensino Superior, Fundação Oswaldo Aranha (1998). Professora universitária do curso de Educação Física da FURB.

Maristela Pitz dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014). Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes (2013). Especialização em Leitura, Letramento e Literatura pela Fundação Hansa Hamonnia (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

HARBS, Marília; FONTES, Patrícia Neto; DOS SANTOS, Maristela Pitz. PROJETO LINGUAGEM DO MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e7921, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e7921. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7921. Acesso em: 15 nov. 2024.