PROJETO LINGUAGEM DO MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e7921

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Infantil. Projeto Linguagem do Movimento.

Resumo

A partir da crescente discussão do papel da Educação Física e de sua organização didático-pedagógica na Educação Infantil, este estudo tem como objetivo discutir, a partir da produção acadêmica na área da Educação Física na Educação Infantil, o Projeto Linguagem do Movimento do município de Blumenau - SC. A pesquisa é do tipo bibliográfica, tendo sido realizada análise documental. O citado projeto se fundamenta na psicomotricidade como uma forma auxiliadora da aprendizagem. O brincar é compreendido a partir de um viés pedagógico, visando o desenvolvimento de habilidades de aspecto psicomotor. Destaca-se a necessidade de compreender as crianças como detentoras de uma cultura própria, tendo a Educação Física o propósito de propiciar uma cultura corporal de movimento que não se paute unicamente no desenvolvimento motor.

Downloads

Biografia do Autor

Marília Harbs, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - PPGE/FURB (2021). Graduada em Educação Física Bacharelado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2019) e graduada em Educação Física Licenciatura pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2017). Atuou como professora de Educação Física na Educação Infantil no município de Blumenau-SC.

Patrícia Neto Fontes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004). Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1990); pós-graduada em Formação de Docentes para o Ensino Superior, Fundação Oswaldo Aranha (1998). Professora universitária do curso de Educação Física da FURB.

Maristela Pitz dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2014). Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes (2013). Especialização em Leitura, Letramento e Literatura pela Fundação Hansa Hamonnia (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

HARBS, Marília; FONTES, Patrícia Neto; DOS SANTOS, Maristela Pitz. PROJETO LINGUAGEM DO MOVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e7921, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e7921. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7921. Acesso em: 8 abr. 2025.