APROPRIAÇÕES DO MODELO PEDAGÓGICO RACIONALISTA NA ESCOLA MODERNA DE STELTON (1920 – 1925)

Autores

  • Douglas Bahr Leutprecht Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul/SC (SME-SFS)
  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e7912

Palavras-chave:

Educação anarquista. Pedagogia racionalista. Escola Moderna de Stelton.

Resumo

O presente artigo busca analisar o modelo pedagógico racionalista, elaborado na Escola Moderna de Barcelona, bem como as apropriações de tal modelo realizadas na Escola Moderna de Stelton, nos Estados Unidos, durante o período em que a instituição esteve a cargo de Elizabeth e Alexis Ferm (1920-1925). Para tanto, serão utilizados, além da produção historiográfica acerca do tema, documentos produzidos nas instituições abordadas, buscando-se evidenciar as práticas pedagógicas delas. Concluiu-se que as apropriações que os envolvidos na Escola Moderna de Stelton fizeram do pensamento ferreriano estão ligadas às discussões que ocorriam no contexto estadunidense do período, especialmente o pensamento froebeliano.

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Biografia do Autor

Douglas Bahr Leutprecht, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul/SC (SME-SFS)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente do Curso de Pedagogia a Distância na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul – SC (SME-SFS).

 

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

LEUTPRECHT, Douglas Bahr; DALLABRIDA, Norberto. APROPRIAÇÕES DO MODELO PEDAGÓGICO RACIONALISTA NA ESCOLA MODERNA DE STELTON (1920 – 1925). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e7912, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e7912. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7912. Acesso em: 22 dez. 2024.