DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PEDAGOGOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p472-495Palavras-chave:
Cotidiano escolar. Dificuldades. Pedagogo.Resumo
Resumo: Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 103 Pedagogos de diversos colégios estaduais da cidade de Curitiba. Teve o objetivo de identificar e analisar as dificuldades que os Pedagogos enfrentam no cotidiano escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional da educação. Os dados analisados foram coletados a partir de um questionário Onlinee analisados na perspectiva de Bardin (2011), juntamente com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu caracterizar que as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelo Pedagogo no cotidiano escolar são: inclusão escolar; violência; aprendizagem e comportamento dos alunos; na relação com os professores e de realizar seu papel na escola.
Palavras-chave: Cotidiano escolar. Dificuldades. Pedagogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.