DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PEDAGOGOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p472-495

Palavras-chave:

Cotidiano escolar. Dificuldades. Pedagogo.

Resumo

Resumo: Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 103 Pedagogos de diversos colégios estaduais da cidade de Curitiba. Teve o objetivo de identificar e analisar as dificuldades que os Pedagogos enfrentam no cotidiano escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional da educação. Os dados analisados foram coletados a partir de um questionário Onlinee analisados na perspectiva de Bardin (2011), juntamente com o auxílio do software Atlas Ti. A análise de dados permitiu caracterizar que as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelo Pedagogo no cotidiano escolar são: inclusão escolar; violência; aprendizagem e comportamento dos alunos; na relação com os professores e de realizar seu papel na escola.

Palavras-chave: Cotidiano escolar. Dificuldades. Pedagogo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente, Mediação Pedagógica e Coordenação Pedagógica. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis e modalidades de Educação e Ensino, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICURITIBA.

Cristhyane Ramos Haddad, Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba e Professora Pedagoga do Governo do Estado do Paraná.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016). Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba, professora pedagoga do Governo do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Alfabetização, Organização do Trabalho Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Planejamento Escolar, Avaliação Educacional, Formação Continuada.

Priscila Chupil, Universidade Positivo

Mestre em Educação pela PUC/PR (2015) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2004), Pós Graduada em Psicopedagogia pelo IBPEX (2005) e Especialista em OTP - Organização do Trabalho Pedagógico, pela UFPR (2007). Experiência como professora e Coordenadora de Ensino Fundamental. Professora de Ensino Superior a Distância e Presencial para o Curso Superior de Pedagogia e Pós Graduação na área de Educação. Atua como Psicopedagoga Clínica. Atualmente trabalha no Colégio Suíço Brasileiro com Ensino Fundamental (realizou estágio em escolas da Suíça e Itália de Ensino Fundamental). Trabalha também como Professora da Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia na Universidade Positivo

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

FERREIRA, Jacques Lima; HADDAD, Cristhyane Ramos; CHUPIL, Priscila. DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PEDAGOGOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 472–495, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p472-495. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7702. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos