O CRESCENTE MERCADO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p652-659

Palavras-chave:

Universidade Comunitária. Mercado Educacional.

Resumo

Gerir uma universidade comunitária no contexto atual da educação superior é um desafio para poucos. Com formação, mestrado e doutorado na área da engenharia e diante de uma trajetória de mais de 20 anos em cargos de gestão na Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski fala em planejamento e organização para que o modelo de universidade comunitária possa sobreviver aos difíceis tempos do ensino no Brasil, onde a educação tornou-se mercadoria e é tratada como um agressivo negócio. Na contramão do sistema vigente, as universidade comunitárias não visam lucro e equilibram-se com recursos das mensalidades dos alunos para cumprirem a sua missão e seu papel social, que é trabalhar pelo desenvolvimento das regiões onde atuam, muito além do propósito das instituições privadas cujo objetivo de atuação está no retorno financeiro. A conversa com o Prof. Claudio Alcides Jacoski, Presidente da ACAFE, Reitor da Unochapecó e membro do Conselho Fiscal da ABRUC - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, aconteceu no dia 20 de dezembro de 2017 na sala da Reitoria da Unochapecó. Entre as preocupações apresentadas na entrevista está a sobrevivência, a longo prazo, desse modelo diferenciado de instituição de ensino superior, que nasceu da força e da mobilização das próprias comunidades e que, mesmo após o marco legal de 2013, ainda permanece sendo incompreendida pela sociedade e muita vezes deixada de fora de editais do Governo Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove, 2017-2018). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais, ambientalização curricular, educação ambiental freiriana escolar e Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido), Educação Popular (metodologia e epistemologia de Paulo Freire). Líder do Palavração - Grupo de Estudos, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freiriana. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018).

Juliana Aparecida Giongo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestra em Educação, especialista em Gestão de Pessoas com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Unochapecó. Possui experiência profissional como Repórter de TV, Editora, Apresentadora, Radialista, Assessora de Imprensa, Gestora de Equipes e Docente no ensino superior nas áreas de Comunicação Social e Educação; coordenou o Núcleo de Produção de Conteúdo da Diretoria de Marketing e Comunicação da Unochapecó. Atualmente é Coordenadora da TV Uno, televisão universitária da Unochapecó.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

DICKMANN, Ivo; GIONGO, Juliana Aparecida. O CRESCENTE MERCADO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 652–659, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p652-659. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7674. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas