CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: O DEBATE SOBRE A SUBJETIVIDADE HUMANA NO CENÁRIO DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Patrícia Feiten Pinto UNIJUÍ–Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio grande do Sul
  • Sidinei Pithan da Silva UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p285-307

Palavras-chave:

Conhecimento. Subjetividade Humana. Teoria da Complexidade.

Resumo

Este artigo tematiza como a questão da subjetividade humana está implicada na problemática do conhecimento e da educação no cenário da complexidade sugerido por Edgar Morin, e busca compreender acerca da noção de conhecimento que constitui o pensamento científico moderno. O objetivo deste estudo teórico é compreender como situar a problemática da subjetividade humana nos processos de constituição do conhecimento. Por meio deste estudo, Edgar Morin convida a valorizar uma formação enciclopedante, a partir de um pensamento dialogante (complexo), reconhecendo que não há educação sem sujeitos, tampouco mundo sem subjetividade, e, de outra parte, possibilita aos educadores reconhecer a complexidade implicada em todo ato pedagógico e epistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Feiten Pinto, UNIJUÍ–Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências Unijuí. Mestrado em Educação nas Ciências Unijuí. Formada em Psicologia URI.

Sidinei Pithan da Silva, UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio grande do Sul

Professor do Departamento de Humanidades e Educação - Unijuí. Professor do Curso de Educação Física da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Física – Unijuí/Unesp. Doutor em Educação (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

PINTO, Patrícia Feiten; DA SILVA, Sidinei Pithan. CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: O DEBATE SOBRE A SUBJETIVIDADE HUMANA NO CENÁRIO DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 285–307, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p285-307. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7653. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos