DIGA-ME COMO ENSINAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p589-611Palavras-chave:
Educação Física escolar. Prática pedagógica. Movimento Renovador.Resumo
Na Educação Física (EF) escolar, surgiram várias abordagens teóricas a partir da década de 1980, contrapondo-se ao modelo tecnicista, dando a compreender que existem dois modelos de aulas que se fazem presentes no contexto brasileiro, muitas vezes desconsiderando outro(s) modu(s) operandi presente(s) no chão da escola. Este trabalho visa analisar os tipos de práticas pedagógicas desenvolvidas na EF na contemporaneidade. Como procedimento metodológico foi realizada revisão de literatura, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. Como resultado, consideramos que, embora a EF escolar tenha diversos referenciais teóricos, ainda é recorrente práticas pedagógicas eminentemente esportivistas, além da existência de aulas sem intervenção, co-existindo no Ensino Básico esses modelos pedagógicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.