DIGA-ME COMO ENSINAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS

Autores

  • Jederson Garbin Tenório Rede de Ensino de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p589-611

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Prática pedagógica. Movimento Renovador.

Resumo

Na Educação Física (EF) escolar, surgiram várias abordagens teóricas a partir da década de 1980, contrapondo-se ao modelo tecnicista, dando a compreender que existem dois modelos de aulas que se fazem presentes no contexto brasileiro, muitas vezes desconsiderando outro(s) modu(s) operandi presente(s) no chão da escola. Este trabalho visa analisar os tipos de práticas pedagógicas desenvolvidas na EF na contemporaneidade. Como procedimento metodológico foi realizada revisão de literatura, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. Como resultado, consideramos que, embora a EF escolar tenha diversos referenciais teóricos, ainda é recorrente práticas pedagógicas eminentemente esportivistas, além da existência de aulas sem intervenção, co-existindo no Ensino Básico esses modelos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jederson Garbin Tenório, Rede de Ensino de Mato Grosso

Professor de Educação Física da Rede de Ensino de Mato Grosso. Especialista em Educação Física Escolar. Mestre em Ciências do Movimento Humano-UNIMEP. Membro do grupo de pesquisa GELC- Unimep. Estuda temas relacionados a Educação Física Escolar e Lazer.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

TENÓRIO, Jederson Garbin. DIGA-ME COMO ENSINAS QUE TE DIREI QUEM TU ÉS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 589–611, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p589-611. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7640. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos