MICRORREVOLUÇÕES EDUCACIONAIS: AS APROPRIAÇÕES DE DELEUZE E GUATTARI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p264-284Palavras-chave:
Gilles Deleuze, Félix Guattari, Microrrevolução, Pesquisa EducacionalResumo
O presente artigo procurará pensar os movimentos de difusão do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, compreendendo como a leitura desses autores dialogou com os movimentos políticos que tomaram corpo em nosso país nos anos 1974-1990. Posteriormente, procuraremos pensar a apropriação desses autores pelos estudos da área educacional a partir do surgimento do paradigma teórico que se convencionou chamar de "pós-crítico" em início da década de 1990. Com o surgimento dessa nova perspectiva, certas verdades pedagógicas passam a ser questionadas, como aquela que apregoa o poder emancipador do conhecimento, e o ideal de revolução presente nos estudos de acento crítico cedem lugar para uma perspectiva analítica que busca operar microrrevoluções.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.