MICRORREVOLUÇÕES EDUCACIONAIS: AS APROPRIAÇÕES DE DELEUZE E GUATTARI

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p264-284

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Félix Guattari, Microrrevolução, Pesquisa Educacional

Resumo

O presente artigo procurará pensar os movimentos de difusão do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, compreendendo como a leitura desses autores dialogou com os movimentos políticos que tomaram corpo em nosso país nos anos 1974-1990. Posteriormente, procuraremos pensar a apropriação desses autores pelos estudos da área educacional a partir do surgimento do paradigma teórico que se convencionou chamar de "pós-crítico" em início da década de 1990. Com o surgimento dessa nova perspectiva, certas verdades pedagógicas passam a ser questionadas, como aquela que apregoa o poder emancipador do conhecimento, e o ideal de revolução presente nos estudos de acento crítico cedem lugar para uma perspectiva analítica que busca operar microrrevoluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante do grupo CNPQ denominado CoPERP - Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder. 

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. MICRORREVOLUÇÕES EDUCACIONAIS: AS APROPRIAÇÕES DE DELEUZE E GUATTARI. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 264–284, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p264-284. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7581. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos