ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL: ANÃLISE DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS PAULISTAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p448-471Palavras-chave:
Educação em tempo integral. Educação municipal. Ensino fundamental. Política educacional.Resumo
A educação em tempo integral, ultimamente, adquiriu centralidade na agenda política e educacional brasileira, multiplicando-se pelo país com experiências municipais para sua implantação. O objetivo deste estudo consistiu em mapear, descrever e analisar – mediante pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários –, algumas experiências em curso no estado de São Paulo. Entre os principais resultados, observou-se que as experiências investigadas são, majoritariamente, recentes, sem normatização e fundamentadas em argumentos pedagógicos. Desenvolvem-se na própria escola, no contraturno, por mais de sete horas diárias, contemplando o esporte e o reforço escolar como atividades principais. Sem caráter universal, privilegiam o atendimento de alunos em situação de vulnerabilidade social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.