ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS PAULISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p448-471

Palavras-chave:

Educação em tempo integral. Educação municipal. Ensino fundamental. Política educacional.

Resumo

A educação em tempo integral, ultimamente, adquiriu centralidade na agenda política e educacional brasileira, multiplicando-se pelo país com experiências municipais para sua implantação. O objetivo deste estudo consistiu em mapear, descrever e analisar – mediante pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários –, algumas experiências em curso no estado de São Paulo. Entre os principais resultados, observou-se que as experiências investigadas são, majoritariamente, recentes, sem normatização e fundamentadas em argumentos pedagógicos. Desenvolvem-se na própria escola, no contraturno, por mais de sete horas diárias, contemplando o esporte e o reforço escolar como atividades principais. Sem caráter universal, privilegiam o atendimento de alunos em situação de vulnerabilidade social.

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Biografia do Autor

Silvio Cesar Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente do Departamento de Didática da UNESP/Campus de Marília e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Organizador das coletâneas: “Políticas e Gestão da Educação: proposições, pesquisas e reflexões” (2016), “A Atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do século XXI” (2015) e “Políticas educacionais e qualidade da escola pública” (2013).

Andressa Neves Kiill, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Bolsista PIBIC no período 2014-2016.

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Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos