PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS DE INSTITUIÇÕES EMERGENTES

Autores

  • Stela M. Meneghel FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Ivo M Theis FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Fabiane Robl Ministério da Educação e Cultura
  • Joyce Wassem FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n3p444-460

Palavras-chave:

Universidades emergentes. Universidades Periféricas. Produção de Conhecimento.

Resumo

Em todo o mundo, a produção de conhecimento científico (ou simplesmente pesquisa) tem aumentado exponencialmente nas últimas décadas. No Brasil, este aumento tem ocorrido, principalmente, em virtude da criação de novos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) e de revistas científicas. No entanto, ele não tem sido homogêneo nas diferentes regiões e universidades do país: está concentrado em centros de excelência. Este texto tem, por objetivo, caracterizar as diferenças de produção científica dos centros de excelência em contraposição a outros tipos de instituições, chamadas periféricas e emergentes. Para tanto, considera a princípio a origem destes termos na Economia e Geografia e sua transposição para outras áreas de conhecimento. Em seguida, com apoio em conceitos sobre condições do ‘saber fazer’ e do ‘tempo para fazer’ pesquisa, caracteriza Programas de Pós-graduação e universidades como centros de excelência, periféricas e emergentes. Na seqüência, indica as limitações das instituições e Programas de Pós-graduação emergentes para atingir parâmetros científicos de “referência” (dados pelas agências financiadoras) que, via de regra, privilegiam a inserção internacional da pesquisa. Assim, mostra que as universidades emergentes, ao se ocuparem com questões alheias ao seu entorno mais próximo (a fim de obter recursos das agências), tendem a perder a oportunidade de contribuir na resolução de demandas locais de desenvolvimento regional. Este estudo, baseado em dados bibliográficos, finaliza com considerações sobre a dificuldade de mensurar o compromisso social da produção científica, debatendo a necessidade de repensar critérios de avaliação das agências financiadoras e estabelecer formas de mensurar seus impactos na sociedade, além de políticas de financiamento que estimulem a produção de conhecimento com inserção local. Palavras-Chave: Universidades emergentes. Universidades Periféricas. Produção de Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MENEGHEL, Stela M.; THEIS, Ivo M; ROBL, Fabiane; WASSEM, Joyce. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS DE INSTITUIÇÕES EMERGENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 444–460, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n3p444-460. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/756. Acesso em: 25 nov. 2024.