PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS DE INSTITUIÇÕES EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n3p444-460Palavras-chave:
Universidades emergentes. Universidades Periféricas. Produção de Conhecimento.Resumo
Em todo o mundo, a produção de conhecimento científico (ou simplesmente pesquisa) tem aumentado exponencialmente nas últimas décadas. No Brasil, este aumento tem ocorrido, principalmente, em virtude da criação de novos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) e de revistas científicas. No entanto, ele não tem sido homogêneo nas diferentes regiões e universidades do país: está concentrado em centros de excelência. Este texto tem, por objetivo, caracterizar as diferenças de produção científica dos centros de excelência em contraposição a outros tipos de instituições, chamadas periféricas e emergentes. Para tanto, considera a princípio a origem destes termos na Economia e Geografia e sua transposição para outras áreas de conhecimento. Em seguida, com apoio em conceitos sobre condições do ‘saber fazer’ e do ‘tempo para fazer’ pesquisa, caracteriza Programas de Pós-graduação e universidades como centros de excelência, periféricas e emergentes. Na seqüência, indica as limitações das instituições e Programas de Pós-graduação emergentes para atingir parâmetros científicos de “referência” (dados pelas agências financiadoras) que, via de regra, privilegiam a inserção internacional da pesquisa. Assim, mostra que as universidades emergentes, ao se ocuparem com questões alheias ao seu entorno mais próximo (a fim de obter recursos das agências), tendem a perder a oportunidade de contribuir na resolução de demandas locais de desenvolvimento regional. Este estudo, baseado em dados bibliográficos, finaliza com considerações sobre a dificuldade de mensurar o compromisso social da produção científica, debatendo a necessidade de repensar critérios de avaliação das agências financiadoras e estabelecer formas de mensurar seus impactos na sociedade, além de políticas de financiamento que estimulem a produção de conhecimento com inserção local. Palavras-Chave: Universidades emergentes. Universidades Periféricas. Produção de Conhecimento.Downloads
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