A SEÇÃO QUESTÃO DE ENSINO DA REVISTA NOVA ESCOLA FOCALIZANDO O/A PROFESSOR/A COMO UM/A MEDIADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p403-422

Palavras-chave:

Discursos educacionais. Mediador da aprendizagem. Revista Nova Escola. Seção QUESTÃO DE ENSINO

Resumo

A partir dos Estudos Culturais de viés pós-estruturalista, articulado com o trabalho de Michel Foucault, objetivou-se analisar os modos como a seção QUESTÃO DE ENSINO, publicada pela revista Nova Escola no período de março de 2015 a março de 2016, aciona discursos educacionais de abordagem construtivista que posicionam o/a docente como mediador/a da aprendizagem. Dessa forma, problematizou-se o modo como esses discursos acionam redes de poder e saber bastante sutis e suaves que produzem tipos específicos de docência, constituindo o professor/a como alguém que media o processo educacional para que o/a aluno/a constitua o centro do referido processo. Criam-se, dessa forma, modelos de docência e de docente que foram sendo delineados pelos discursos educacionais mais valorizados na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza da Rosa Borchardt, IFSUL

Graduanada em Egenharia Elétirca. Bolsista de Inciaiação científica FAPERGS e CNPQ

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

FARIAS, Simone da Cunha; BICCA, Angela Dillmann Nunes; BORCHARDT, Andreza da Rosa. A SEÇÃO QUESTÃO DE ENSINO DA REVISTA NOVA ESCOLA FOCALIZANDO O/A PROFESSOR/A COMO UM/A MEDIADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 403–422, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p403-422. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7555. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos