A SEÇÃO QUESTÃO DE ENSINO DA REVISTA NOVA ESCOLA FOCALIZANDO O/A PROFESSOR/A COMO UM/A MEDIADOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p403-422Palavras-chave:
Discursos educacionais. Mediador da aprendizagem. Revista Nova Escola. Seção QUESTÃO DE ENSINOResumo
A partir dos Estudos Culturais de viés pós-estruturalista, articulado com o trabalho de Michel Foucault, objetivou-se analisar os modos como a seção QUESTÃO DE ENSINO, publicada pela revista Nova Escola no período de março de 2015 a março de 2016, aciona discursos educacionais de abordagem construtivista que posicionam o/a docente como mediador/a da aprendizagem. Dessa forma, problematizou-se o modo como esses discursos acionam redes de poder e saber bastante sutis e suaves que produzem tipos específicos de docência, constituindo o professor/a como alguém que media o processo educacional para que o/a aluno/a constitua o centro do referido processo. Criam-se, dessa forma, modelos de docência e de docente que foram sendo delineados pelos discursos educacionais mais valorizados na contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.