A SEÇÃO QUESTÃO DE ENSINO DA REVISTA NOVA ESCOLA FOCALIZANDO O/A PROFESSOR/A COMO UM/A MEDIADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p403-422

Palavras-chave:

Discursos educacionais. Mediador da aprendizagem. Revista Nova Escola. Seção QUESTÃO DE ENSINO

Resumo

A partir dos Estudos Culturais de viés pós-estruturalista, articulado com o trabalho de Michel Foucault, objetivou-se analisar os modos como a seção QUESTÃO DE ENSINO, publicada pela revista Nova Escola no período de março de 2015 a março de 2016, aciona discursos educacionais de abordagem construtivista que posicionam o/a docente como mediador/a da aprendizagem. Dessa forma, problematizou-se o modo como esses discursos acionam redes de poder e saber bastante sutis e suaves que produzem tipos específicos de docência, constituindo o professor/a como alguém que media o processo educacional para que o/a aluno/a constitua o centro do referido processo. Criam-se, dessa forma, modelos de docência e de docente que foram sendo delineados pelos discursos educacionais mais valorizados na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Andreza da Rosa Borchardt, IFSUL

Graduanada em Egenharia Elétirca. Bolsista de Inciaiação científica FAPERGS e CNPQ

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

FARIAS, Simone da Cunha; BICCA, Angela Dillmann Nunes; BORCHARDT, Andreza da Rosa. A SEÇÃO QUESTÃO DE ENSINO DA REVISTA NOVA ESCOLA FOCALIZANDO O/A PROFESSOR/A COMO UM/A MEDIADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 403–422, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p403-422. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7555. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos