PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FAVORÁVEIS À CARREIRA DOCENTE

Autores

  • Karine Gabrielle Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Fernanda Campos Mendonça Escola Estadual Amilcar Savassi
  • Lilian Guiduci de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p496-519

Palavras-chave:

Atratividade. Carreira docente. Educação básica. Ensino. Relação professor-aluno.

Resumo

O presente artigo busca investigar asserções relativas às atratividades da carreira docente através da ótica de professores da educação básica, fundamentado no princípio de que a literatura é saturada de questões alusivas aos impasses da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas no formato semiestruturado com quatro professores, sendo articulados, através da análise de conteúdo, componentes peculiares encontrados em suas falas. Diante disso, foi possível notar traços que, atuando em sinergia, são capazes de estabelecer maior relevância em relação aos fatores negativos da carreira. Dessa forma, ainda que sucedam problematizações a englobar o contexto da profissão docente, existe consenso no discurso dos professores sujeitos de que os pontos favoráveis são de extrema significância para sua realização profissional e pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Gabrielle Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Química Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é Mestra em Educação pela mesma instituição, graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e Técnica em Química. Possui artigo publicado em revista em educação, trabalhos completos e resumos publicados em anais de eventos na área educacional, além de um percurso de alicerce permeado por experiências diversas

Maria Fernanda Campos Mendonça, Escola Estadual Amilcar Savassi

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), mestre em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da UNIFAL, é professora de Química do Ensino Médio da Escola Estadual Amilcar Savassi (Barbacena - MG). Tem como obra de destaque o artigo "Uso de diagrama V como relatório em aulas teórico-práticas de Química Geral".

Lilian Guiduci de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Química, área de concentração Educação, do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Química pela mesma instituição e especialização em Gestão Ambiental. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

FERNANDES, Karine Gabrielle; MENDONÇA, Maria Fernanda Campos; MELO, Lilian Guiduci de. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FAVORÁVEIS À CARREIRA DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 496–519, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p496-519. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7552. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos