PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FAVORÁVEIS À CARREIRA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p496-519Palavras-chave:
Atratividade. Carreira docente. Educação básica. Ensino. Relação professor-aluno.Resumo
O presente artigo busca investigar asserções relativas às atratividades da carreira docente através da ótica de professores da educação básica, fundamentado no princípio de que a literatura é saturada de questões alusivas aos impasses da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas no formato semiestruturado com quatro professores, sendo articulados, através da análise de conteúdo, componentes peculiares encontrados em suas falas. Diante disso, foi possível notar traços que, atuando em sinergia, são capazes de estabelecer maior relevância em relação aos fatores negativos da carreira. Dessa forma, ainda que sucedam problematizações a englobar o contexto da profissão docente, existe consenso no discurso dos professores sujeitos de que os pontos favoráveis são de extrema significância para sua realização profissional e pessoal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.