ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: REFLEXÕES MULTICULTURAIS

Autores

  • Thabata Fonseca de Oliveira Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Ivenicki Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p631-651

Palavras-chave:

Educação de Surdos. Ensino de Geografia. Multiculturalismo

Resumo

A questão cultural apresenta-se em evidência em diversos âmbitos da sociedade. A presença dos alunos surdos nos espaços de ensino pode ser entendida como traços da diversidade cultural no cotidiano escolar, exigindo mudanças nos currículos e práticas pedagógicas. Posto isso, este ensaio objetiva articular as discussões acerca do paradigma multicultural à educação de surdos, bem como ao ensino de Geografia para esse alunado. Iniciamos com um debate que aponta as distintas concepções de multiculturalismo existentes e as implicações de tais visões no âmbito educacional. Em seguida, refletimos como a surdez pode ser compreendida por meio de um viés multicultural. Por último, discutimos as possibilidades de um ensino de Geografia multicultural para alunos surdos.

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Biografia do Autor

Thabata Fonseca de Oliveira, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Mestre em Geografia (UFF). Especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território (UERJ). Licenciada em Geografia (UFF). Professora de Geografia do Instituto Nacional de Educação de Surdos e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez (GEPeSS/UFRJ). 

 

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Criou e coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Surdez – GEPeSS, do Diretório do CNPq. É Doutora em Psicologia pela UnB e Mestre em Educação pela UERJ. Autora e organizadora de vários livros e artigos sobre Desenvolvimento Humano, Surdez, Inclusão e Pensamento e Linguagem.

 

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Educação pela University of Glasgow. É Professora Emérita da UFRJ e Pesquisadora do CNPq. Desenvolve pesquisas em multiculturalismo na educação. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais. Recebeu o Prêmio Cora Coralina pela ANPED (2013) e pela SECADI/MEC por seu trabalho em diversidade e inclusão social.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

OLIVEIRA, Thabata Fonseca de; KELMAN, Celeste Azulay; IVENICKI, Ana. ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: REFLEXÕES MULTICULTURAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 631–651, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p631-651. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7551. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios