ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: REFLEXÕES MULTICULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p631-651Palavras-chave:
Educação de Surdos. Ensino de Geografia. MulticulturalismoResumo
A questão cultural apresenta-se em evidência em diversos âmbitos da sociedade. A presença dos alunos surdos nos espaços de ensino pode ser entendida como traços da diversidade cultural no cotidiano escolar, exigindo mudanças nos currículos e práticas pedagógicas. Posto isso, este ensaio objetiva articular as discussões acerca do paradigma multicultural à educação de surdos, bem como ao ensino de Geografia para esse alunado. Iniciamos com um debate que aponta as distintas concepções de multiculturalismo existentes e as implicações de tais visões no âmbito educacional. Em seguida, refletimos como a surdez pode ser compreendida por meio de um viés multicultural. Por último, discutimos as possibilidades de um ensino de Geografia multicultural para alunos surdos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.