A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E AS TENDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n3p414-429Palavras-chave:
política de educação superior, acesso, ação afirmativa, PROUNIResumo
O dilema crucial da Educação Superior (ES) no Brasil, hoje, refere-se à ampliação do acesso, em especial, o acesso de amplo segmento populacional que, pela primeira vez na história, conclui o ensino médio. O Plano Nacional de Educação (2001) estabelece como meta para 2010 a matrícula na ES de 30% da população entre 18-24 anos. A expansão dessas matrículas tem sido sustentada pelo setor privado, apesar de investimentos realizados na rede federal a partir do governo Lula da Silva. As tendências das políticas públicas de ampliação do acesso, tais como a criação do Programa Universidade para Todos/PROUNI e a implementação do crédito educativo, indicam que a configuração do sistema de educação superior no país – marcada pela hegemonia do setor privado na oferta de vagas –, tende a se consolidar, já que atendem à ampliação do acesso com a manutenção da estrutura de oferta de vagas nesse setor. Palavras-chave: política de educação superior; acesso; ação afirmativa; PROUNIDownloads
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