A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E AS TENDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO

Autores

  • Afrânio Mendes Catani USP
  • Ana Paula Hey Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n3p414-429

Palavras-chave:

política de educação superior, acesso, ação afirmativa, PROUNI

Resumo

O dilema crucial da Educação Superior (ES) no Brasil, hoje, refere-se à ampliação do acesso, em especial, o acesso de amplo segmento populacional que, pela primeira vez na história, conclui o ensino médio. O Plano Nacional de Educação (2001) estabelece como meta para 2010 a matrícula na ES de 30% da população entre 18-24 anos. A expansão dessas matrículas tem sido sustentada pelo setor privado, apesar de investimentos realizados na rede federal a partir do governo Lula da Silva. As tendências das políticas públicas de ampliação do acesso, tais como a criação do Programa Universidade para Todos/PROUNI e a implementação do crédito educativo, indicam que a configuração do sistema de educação superior no país – marcada pela hegemonia do setor privado na oferta de vagas –, tende a se consolidar, já que atendem à ampliação do acesso com a manutenção da estrutura de oferta de vagas nesse setor. Palavras-chave: política de educação superior; acesso; ação afirmativa; PROUNI

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Como Citar

MENDES CATANI, Afrânio; HEY, Ana Paula. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E AS TENDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 414–429, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n3p414-429. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/754. Acesso em: 25 nov. 2024.