O USO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CONTROVERSOS

Autores

  • Fabiane Sanches Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p567-588

Palavras-chave:

Conhecimentos Prévios. Conteúdos Controversos. Ensino de Ciências

Resumo

Refletir acerca de possibilidades que aproximem a Ciência do cotidiano das crianças, motivou esta pesquisa qualitativa, objetivando responder se “O professor de Ciências dos 4º e 5º anos utiliza os conhecimentos prévios do aluno como uma estratégia para abordar a Origem da Vida e a Evolução da Espécie Humana?”. O município de Cascavel – PR é o campo de estudo em que as informações empíricas foram coletadas, com 21 professores da rede municipal. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979), exploramos, interpretamos e confrontamos os dados, insurgindo inferências. Tal processo revela que o diálogo – como ponte entre explicações científicas e religiosas, e a importância em discutí-las, também, sob a ótica das manifestações culturais – ainda é resultado de ações pedagógicas veladas no ensino de temas controversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Sanches, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga; Especialista em Ensino de Ciências e Matemática; Especialista em Atendimento Escolar Especializado; Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017). Professora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Rede Pública Municipal de Cascavel-PR, no atendimento educacional especializado. Atuando principalmente nos temas: Ciência e Religião; Diversidade Cultural; Ensino de Ciências; Educação Inclusiva. Compreendo a pesquisa e o ato de estudar, como condição fundamental para o ensino e aprendizagem. Considero o pensamento de Freire (1981), como norteador desse processo.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

SANCHES, Fabiane; MALACARNE, Vilmar. O USO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CONTROVERSOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 567–588, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p567-588. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7521. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos