O USO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CONTROVERSOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p567-588Palavras-chave:
Conhecimentos Prévios. Conteúdos Controversos. Ensino de CiênciasResumo
Refletir acerca de possibilidades que aproximem a Ciência do cotidiano das crianças, motivou esta pesquisa qualitativa, objetivando responder se “O professor de Ciências dos 4º e 5º anos utiliza os conhecimentos prévios do aluno como uma estratégia para abordar a Origem da Vida e a Evolução da Espécie Humana?”. O município de Cascavel – PR é o campo de estudo em que as informações empíricas foram coletadas, com 21 professores da rede municipal. Por meio da análise de conteúdo de Bardin (1979), exploramos, interpretamos e confrontamos os dados, insurgindo inferências. Tal processo revela que o diálogo – como ponte entre explicações científicas e religiosas, e a importância em discutí-las, também, sob a ótica das manifestações culturais – ainda é resultado de ações pedagógicas veladas no ensino de temas controversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.